Páginas

domingo, 18 de setembro de 2011

ODRE



Odre é como se chama um antigo recipiente feito de pele de animal, geralmente de cabra, usado para o transportede líquidos.

Em Mateus 9:17 o Senhor JESUS propôs uma parábola e disse: “Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam”. Se nós atentarmos para os versículos anteriores, ou seja, os de números 14 e 15, então entenderemos facilmente a parábola e seu significado. Os discípulos de João Batista questionaram o Senhor por que que eles jejuavam e os fariseus às vezes, mas os discípulos do Senhor não? É que os motivos que os levavam a jejuar estava ligado à antiga aliança a qual eles estavam vivendo, mas o Senhor JESUS estava anunciando uma Nova Aliança e seus discípulos já estavam aprendendo a viver sob as novas diretrizes deste novo tratado que é o Novo Testamento. Naquele momento eles não estavam jejuando, pois o Senhor ainda estava com eles, mas chegaria o momento em que eles também jejuariam, porém a motivação que os discípulos de JESUS teriam para jejuar seria diferente da motivação que levava os discípulos de João Batista e os fariseus à jejuar. O vinho velho simboliza a Lei e os odres velhos os homens que viviam sob a Lei. O vinho novo simboliza o Novo Testamento e o odre novo o homem que se submete a ele. O homem que vivia sob a Lei e mesmo aquele que vivia sem lei, precisa nascer de novo (“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”. João 3:3 e 7), nascer do Espírito ao receber JESUS CRISTO como Senhor e Salvador da sua alma e então ele será uma nova criatura (Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. Gálatas 6:15, e Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17). O plano de Deus sempre foi salvar pela Graça, por isso antecipou o Evangelho a Abraão (Gálatas 3:8) antes que existisse a Lei, mesmo porque ninguém nunca cumpriu a Lei, exceto o Senhor JESUS CRISTO, que a cumpriu e estabeleceu pelo seu sangue uma nova dispensação: a Graça (Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8). Odres novos vem do grego “kainos” que significa: feito recentemente, fresco, recente, não usado, não utilizado, de um novo tipo, sem precedentes, incomum, inédito (The New Testament Greek Lexicon). Ou seja, significa RENOVAÇÃO. Daí o porquê não poder misturar vinho velho com odres novos. Foi por isso que Paulo escreveu aos colossenses: “Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne” (Cl 2:20-23). Vivamos, pois, sabiamente, a liberdade que há em Cristo sem nos entregarmos à libertinagem e sem nos submetermos ao legalismo.
Mais alguns textos bíblicos relacionados:
E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores. Gênesis 21:15
Pois estou como odre na fumaça; contudo não me esqueço dos teus estatutos. Salmos 119:83
Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro? Salmos 56:8
E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino. Gênesis 21:19
Então ele lhe disse: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu. Juízes 4:19
Então tomou Jessé um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e enviou-os a Saul pela mão de Davi, seu filho. 1 Samuel 16:20
Portanto, dize-lhes esta palavra: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Todo o odre se encherá de vinho; e dir-te-ão: Porventura não sabemos nós muito bem que todo o odre se encherá de vinho? Jeremias 13:12
E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do SENHOR, em Siló, e era o menino ainda muito criança. 1 Samuel 1:24
Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba. Gênesis 21:14
E quando dali passares mais adiante, e chegares ao carvalho de Tabor, ali te encontrarão três homens, que vão subindo a Deus a Betel; um levando três cabritos, o outro três bolos de pão e o outro um odre de vinho. 1 Samuel 10:3
E passando Davi um pouco mais adiante do cume, eis que Ziba, o servo de Mefibosete, veio encontrar-se com ele, com um par de jumentos albardados, e sobre eles duzentos pães, com cem cachos de passas, e cem de frutas de verão e um odre de vinho. 2 Samuel 16:1
Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos. Salmos 33:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário